
Revolta das
mulheres Mby'a Guaranies
DE ES EN
Jorgelina está irritada:
Jorgelina é uma das poucas mulheres mby'a guaranis da Argentina que alcançou quase o posto de “cacique” na estrutura interna de poder dos guaranis.
Um cacique indígena da sua região, na Argentina, abusa da sua autoridade tradicional ao negar às mulheres da sua comunidade o direito de participar nas decisões, sobretudo as relacionadas com a violência doméstica e os feminicídios. Infelizmente, este não é um caso isolado, sobretudo entre os líderes mais idosos. Jorgelina teve experiências mais positivas com os mais novos, que tendem a respeitar mais os direitos das mulheres. No entanto, o patriarcado está a desaparecer muito lentamente. É uma luta difícil para Jorgelina.
Por um lado, Jorgelina não quer interferir com a estrutura tradicional da "política interna" das comunidades indígenas. Por outro lado, ela sabe que, tal como noutras sociedades, também nas comunidades indígenas existem "ovos podres". Poderia processar o cacique, invocando as leis argentinas de igualdade, mas provavelmente não teria sucesso. Além disso, considera que as questões internas devem ser resolvidas internamente.
2020UNO
Porém, acabou por ter de renunciar ao cargo de vice-chefe na sua longínqua comunidade de Tamadua, pois, enquanto representante internacional da Transnacional Guarani (CCNAGUA), ausentava-se com demasiada frequência, chegando mesmo a viajar para o estrangeiro. No entanto, a sua situação é duplamente difícil por ser mulher indígena. Nos últimos 20 anos, as mulheres indígenas argentinas têm lutado pelos seus direitos. No entanto, agora estão em perigo.
A violência contra as mulheres é igualmente muito comum. Segundo os dados oficiais, foram assassinadas um total de 322 mulheres em 2023. Não existem dados oficiais sobre violação, mas Jorgelina afirma que o número de casos não denunciados é muito elevado, dado que ainda são muito poucas as denúncias e notificações oficiais. Além disso, segundo relatos da comunicação social, as instituições estatais, como a polícia, costumam estar envolvidas nesses crimes ou encobri-los. Ainda assim, o presidente libertário Javier Milei, eleito em 2023, extinguiu o Ministério da Mulher e da Igualdade. Milei é considerado um extremista de direita. Durante a sua campanha eleitoral, ridicularizou publicamente os direitos das mulheres e ameaçou proibir o aborto. Simpatiza com o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, também ele um extremista de direita.
O seu apoio ao patriarcado é igualmente evidente noutras áreas. Há décadas que os grandes proprietários de terras e os investidores estrangeiros encaram a terra e os recursos minerais como um meio de exploração. Tal tem levado ao desflorestamento, à extração de minerais e à destruição do ambiente.
Os que têm uma visão diferente da natureza e da vida, como os indígenas, são alvo de ridicularização, ameaças, expulsão ou assassinato. Trata-se de uma tendência que se mantém sob o governo de Milei. Este último abre as portas aos investidores estrangeiros, sobretudo nos setores extrativos, como o da exploração petrolífera e da mineração.
Como consequência, alguns homens descarregam a sua frustração nas esposas e nos filhos.
A perda da identidade indígena entre os homens conduz à violência no seio familiar.
Esta situação causa frustração no seio da sociedade indígena tradicional masculina, já que perdem as suas terras e florestas e deixam de conseguir sustentar as suas famílias através da caça. Geralmente, também não têm outras oportunidades de emprego. O modo de vida indígena está a perder importância. A insegurança é agravada pela influência de um mundo parcialmente digitalizado nas suas aldeias, sobretudo através dos telemóveis, que os faz oscilar entre o mundo tradicional e o moderno e com que nem sempre sabem lidar. Os jovens adaptam-se mais rapidamente e alguns questionam a autoridade tradicional dos anciãos. Como consequência, alguns homens descarregam a sua frustração nas suas esposas e famílias.
Apesar de existirem mulheres excepcionais como a Jorgelina, muitas comunidades indígenas continuam a ser sociedades tradicionais, quase exclusivamente masculinas e patriarcais, em que o "cacique" controla o destino das mulheres, dos jovens e das crianças e decide que punições devem ser aplicadas aos homens.
A lei argentina tolera esta situação como uma peculiaridade cultural e só intervém quando tem conhecimento de casos de morte.

Há quase uma década que o Dr. Javier é responsável pela assistência médica pública de algumas comunidades indígenas Mby'a em Misiones. O cacique Hilário representa 14 comunidades mby'a guaranis na sua área de responsabilidade.
Com o apoio de uma organização humanitária religiosa europeia, ambos tentam agora combater a discriminação das mulheres no âmbito da justiça indígena, sem, infelizmente, enfraquecer a sua jurisdição tradicional.
Para os estrangeiros, é difícil compreenderem por completo o modo de funcionamento e as regras destas culturas milenares. Os indígenas têm as suas próprias tradições e estilos de vida, que funcionavam para eles há algumas décadas. Hoje em dia, muitas vezes, parecem estranhos e difíceis de compreender no contexto do mundo ocidental.
Jorgelina fundou um grupo de mulheres.
Jorgelina quer mudar esta situação. Para tal, fundou um grupo de mulheres que reúne representantes de várias comunidades remotas. O grupo reúne-se uma vez por mês para debater diversos temas, incluindo os direitos das mulheres. O objetivo é incentivar as mulheres a exprimir a sua opinião não só dentro das suas comunidades, como também perante a comunicação social e o público em geral, falando sobre as suas vidas e os seus problemas específicos. Trata-se de uma primeira tentativa de mitigar a influência dos caciques.
Já existe uma geração mais jovem de mulheres mby'a-guaranis politizadas, que estudam e convivem, por conseguinte, diariamente com o mundo branco. Ao mesmo tempo, comprometem-se também a preservar as suas tradições indígenas, a promover as mulheres indígenas locais e a tentar alcançar um equilíbrio entre os dois mundos.
Os jovens também se rebelam contra uma forma de racismo intelectual do mundo branco.

Estudantes como a Luz também se revoltam contra uma forma de racismo intelectual do mundo branco.

É provável que o Dr. Javier tenha razão numa coisa: a prevenção da violência funciona ao melhorar a qualidade de vida e isso é decisivo para a sobrevivência das comunidades Mby'a-Guaranis.
Embora econheça a utilidade das novas tubulações de água, do fornecimento de eletricidade e de uma infraestrutura adaptada ao mundo moderno, atribui especial importância à educação de adultos, ao planeamento de capacidades e à otimização dos recursos disponíveis.
Criticam o facto de, por vezes, os representantes das ONGs se comportarem de forma elitista e de, nos cursos, tratarem as mulheres Mby'a quase como crianças. Luz e as suas colegas denunciam esta situação, mas procuram construir pontes em vez de aumentar as divisões, divulgando mais informações locais nos dois mundos.
É provável que as comunidades indígenas não recebam mais apoio financeiro do Estado argentino no futuro próximo e que os seus "direitos à terra e à habitação" sejam ainda mais diluídos ou suprimidos, tornando-as mais dependentes das ONGs. Os números atuais mostram que quase metade da população argentina não indígena vive abaixo do limiar da pobreza. Ainda está por ver se a terapia de choque do Presidente Milei funcionará e conduzirá a uma economia de crescimento estável. Mesmo que tal aconteça, é improvável que a população mais pobre beneficie disso.
O Governo de Milei quer eliminar o feminicídio
do Código Penal argentino
Segundo a imprensa internacional, está prevista a suspensão dos recentes ataques aos direitos das mulheres argentinas no que diz respeito ao reconhecimento legal dos feminicídios. Diante desta evolução, mulheres indígenas como a Jorgelina estão, com razão, consternadas e alarmadas.
A Apesar dos esforços de sensibilização
nas comunidades indígenas

